Tela Social na 9ª edição da Feira Internacional do Livro em Foz do Iguaçu

O público que prestigiou a 9 ª edição da Feira Internacional do Livro em Foz do Iguaçu, cerca de 70 mil pessoas, pode acompanhar detalhes da programação e as principais notícias da Feira por meio de três TV´s de LED, de 55 polegadas, instaladas pelo Tela Social. A ferramenta de sinalização digital foi apresentada aos amantes da literatura por meio de uma parceria com o Parque Tecnológico Itaipu.

Feira Internacional do Livro conta com a tecnologia do Tela Social

O evento, realizado entre 30 de agosto e 08 de setembro, contou com cerca de 150 atividades culturais e 40 estandes que apresentaram as novidades relacionadas ao universo da literatura e incentivaram o gosto das crianças e adultos pela cultura.

O papel do Tela Social, assim como o das demais atividades, era atrair a atenção das pessoas e oferecer um canal de interação por meio das notícias publicadas em tempo real e do uso das redes sociais.

Componentes do Tela Social e parcerias

Com uma estrutura pensada especialmente para a Feira, além de notícias relacionadas à Feira, as telas continham outros componentes visuais e de interação: o Twitter - com a menção #livrofoz; os banners rotativos; a previsão do tempo CPTec; e o canal de notícias que puxava o feed do site ClickFoz. No segmento das notícias principais, atualizadas em tempo real pelo PTI e pelo ClickFoz, quando a notícia era acompanhada de um link externo, automaticamente ativava um código qr-code – como mostra as imagens abaixo.

Screeenshot com imagem da tela mural Web da Feira do Livro

Screeenshot com imagem da tela mural Web da Feira do Livro

O comportamento real das telas e seus componentes durante a Feira pode ser visto neste vídeo exemplo.

Versão atual

A ferramenta de sinalização digital funcionou com uma nova versão que oferece um serviço online vindo de servidores do próprio Tela Social. Isso quer dizer que, ao mesmo tempo em que a publicação é remota, por meio de servidores na Web, o Tela Social preserva as características de qualidade desde a origem do projeto.

Embora o sistema estivesse instalado em cada terminal, ele continuou funcional para os usuários mesmo nas condições de falha de sinal da Internet. Dessa maneira, a tolerância às falhas é crítica para que usuários possam estar sintonizados nas informações e questões interativas das telas.

Autoria matéria e notas de projeto

Esta matéria foi elaborada por Marina Delai. Também foram colaboradores do projeto: Rodrigo Cadore, Marcelo da Rosa, Michelle Oliveira, Allan Pessini e Letícia Lichacovski (ClickFoz).